sexta-feira

Resenha: Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar

Editora: Única Editora

Ano: 2015

ISBN: 978-85-67028-78-1

Páginas: 253

Classificação: 5/5

Sinopse: O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia que ela mesma está destinada a consumar — uma profecia que se baseia nos restos chamuscados do último livro encontrado no País das Armadilhas, uma obra chamada Alice no País das Maravilhas . Uma mistura incomum de mitos, teorias conspiratórias e Lewis Caroll, Alice no País das Armadilhas pode parecer mais uma história de zumbi, mas é uma metáfora instigante de como tendemos a demonizar aquilo que não compreendemos.


O mundo onde conhecemos hoje foi devastando por um ataque nuclear que chamam de Insurreição, e mais da metade da população viraram Mordedores, uma espécie de mortos-vivos (ou zumbis) que se alimentam de sangue e com apenas uma mordida transforma os humanos iguais a eles.

Nossa protagonista é uma menina de 15 anos chamada Alice que vive no País das Armadilhas aonde um dia foi Nova Déli, Índia. Desde pequena teve que aprender a se defender sozinha como todas as crianças desse novo mundo. Mas tudo muda quando Alice decide seguir um Mordedor com um chapéu com orelhas de coelho por um buraco no chão e percebe que nem tudo é como os humanos dizem ser.




 “- Uma morta-viva? Uma Mordedora? Ou qual outro rótulo odioso você usaria? Esse sempre foi o problema de vocês, humanos. Transformam em objeto de ódio tudo o que não conseguem compreender. É tão mais fácil detestar e destruir do que procurar entender.” PG: 38


Juro que não imaginei que ia gostar tanto dessa obra fantástica! A escrita do Mainak é incrível, te prende do começo ao fim da história. A narrativa é feita pela terceira pessoa e os capítulos são longos, mas isso não fazia a leitura ficar cansativa. Mesmo o livro não sendo uma releitura do conto Alice no País das Maravilhas também tem um Mordedor que usa um chapéu com orelhas de coelhos, outro que usa um chapéu muito maluco, uma rainha louca e controladora e, é claro, uma menina destemida de cabelos louros.

Simplesmente amei a Alice, uma menina forte, destemida e acima de tudo, muito corajosa. Uma coisa que gostei muito nela é que ela tenta descobrir a verdade, tenta entender os dois lados da história e descobrir qual é o verdadeiro. A Rainha dos Mordedores ou Dra. Protima, é uma morta- viva diferente. Ela consegue viver como humana, mas a sua aparência é igual à de um Mordedor.




 Podemos tirar muitas lições dessa história e a mais importante é que não devemos colocar rótulos nas pessoas sem ao menos conhece-lás. Eu simplesmente adorei o livro pelo simples fato de ter zumbis nele! E também por ser uma distopia muito bem elaborada. Alice no País das Armadilhas foi um livro que me surpreendeu e recomendo-o para todos que gostam de uma boa história com muita aventura, personagens incríveis e uma reviravolta surpreendente!

Amanda Raupp

25 comentários:

  1. Parece interessante. Me fez lembrar um pouco de uma série que tem de Alice, apesar de ser diferente do contexto do livro. E o que dizer dessa capa? Muito linda!

    exploradoradelivros blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Como vai?
    A primeira vez li bem rápido o titulo e cai no trocadilho com a história mais famosa kkk
    Nossa, bacana esta resenha,ainda mais que não conhecia o livro.
    Gosto e livros assim,de aventuras, gosto bem mais que romances,por exemplo.


    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  3. Quando eu vi a capa eu adorei, mas fiquei com receio de ler, sabe? Mas depois da sua resenha, criei mais vontade. E foi bom saber que são capítulos grandes, mas não cansativos. Tem alguns livros que, infelizmente, eu penso: "não acaba nunca o capítulo?". Enfim... Adorei sua resenha.

    Não conhecia seu cantinho, mas adorei. Ele é lindo e já estou seguindo! Está de parabéns. Se quiser conhecer o meu, será bem vinda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    achei a capa muito legal, desconhecia esse livro, gostei da premissa, mas não sei se compraria por agora, tenho outros livros para ler. De toda forma gostei da sua publicação. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que capa linda...adorei!

    Já vou adicionar na minha pequena lista de próximas leituras ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. A capa é maravilhosa. Tenho vontade de ler todas as releituras existentes de Alice haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda. Tudo bem?
    Eu já li algumas resenhas bem positivas sobre o livro e a sua contribuiu para eu desejar ainda mais este livro. A capa é maravilhosa e não vejo a hora de ter meu exemplar.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Já vi algumas resenhas desse livro e todas são positivas, mas não consigo sentir curiosidade nenhuma na história.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Vendo que a Alice tem 15 anos, não imaginei que ela fosse tão destemida e forte desse jeito, animei ainda mais para ler esse livro. Saber que você gostou tanto da história me deixou aiiinda mais animada para ler, se é que é possível *-* Acho a capa desse livro tão incrível!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Achei o enredo bem interessante e fiquei curiosa pra ler. Sem mencionar essa capa né? Maravilhosa.

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto esse livro algumas vezes, mas eu confesso que não é uma leitura que me atrai muito. Alice não é o meu conto de fadas favoritos e eu to focada em outros tipos de leitura no momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Vitória tudo bem, assim como vc eu tbm adorei esse livro, a ousadia do autor em misturar elementos das história da Alice no país das maravilhas com zumbi ficou diferente! Adorei! Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Essa mistura de Alice com distopia e zumbis parece ser ótima!
    E achei legal a mensagem do livro. Fazemos isso demais, de rotular tudo e todos
    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. GENTE DO CEU

    QUE CAPA MARAVILHOSA É ESSA?!?!?!?!?!?!?!!??!?!

    quero muitooooooooooooo agora essa!!!!!!!!!!!

    amei

    beijocas

    ResponderExcluir
  15. Desde que vi esse livro a primeira vez, estou louca pra lê-lo. Infelizmente ainda não pude comprar e na biblioteca aqui da cidade ainda não tem. Eu amo a história da Alice e gosto de conhecer outras visões a respeito da história clássica. E quando você finaliza sua opinião dizendo que o final é surpreendente, fiquei mais empolgada ainda pra ler.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  16. Oi! Tudo bem?
    Assim como você, eu ameeeei essa história! E achei o autor muito atencioso... Ele até me respondeu no twitter! RSRS Só pelo fato dessa releitura ter zumbis, eu adorei.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  17. Já tem um tempo que quero ler esse livro. Vejo ótimas críticas sobre ele. E também gosto de releituras. E adoro Alice no país dos maravilhas. Li esse dias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. hi baby, tudo bem? já tinha visto esse livro e gostei bastante da premissa, parabéns pela resenha me deixou entusiasmada para ler esse livro, ainda mais que é meu tipo de historia!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Que livro doido... Quero pra ontem!!
    Já tinha visto esse livro mas nunca lido uma resenha dele, é bem diferente.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  20. Oiiie
    muito legal a sua resenha, eu tenho curiosidade pelo livro desde que lançou, adoro esse tipo de adaptação, ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ei, tudo bem?
    Como fã de Alice, esse livro está nos meus desejados e eu pretendo lê-lo ainda esse ano. Apesar de não ser muito fã de zumbis, vi tantos elogios a história que vale a pena dar uma chance, principalmente pelos pontos positivos que você citou.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  22. Oiee,
    Eu gosto muito de Alice mas só sei o básico hahaha, mas sou doido por esse livro, por conta da historia e acho a capa linda!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Esse livro parece ser interessante e adoro livros com zumbis e ainda misturar com um pouco do mundo de Alice é fantástico. Espero ler em breve!
    Essa capa está linda!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Fiquei sabendo do lançamento desse livro ano passado e fiquei com muita vontade de ler.
    Assim que conseguir, o farei :) Adoro releituras!
    Sua resenha está ótima!

    Bjs xD

    ResponderExcluir
  25. Oiee, tudo bem?

    Tô meio cansado dessas releituras de contos de fadas, mas esse da Alice me chamou a atenção, apesar de não gostar de zumbis! Na minha opinião, ou o livro é muito bom ou ele é bem estranho hahahahha Mas pela sua resenha, a história se encaixou e o resultado foi ótimo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir