quinta-feira

Resenha: Uma história de amor e TOC - Corey Ann Haydu

Uma História de Amor e TOC
Editora: Galera Record
Ano: 2015
ISBN: 978-85-01-10058-0
Páginas: 318
Classificação: 4/5
Sinopse: Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... Garotos! Ela jura estar melhorando, que está tudo sob controle. Até começa a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, está é só mais uma história de amor... E TOC.

Bea se achava uma menina (praticamente) normal. Ela tem serias crises de ansiedade e alguns hábitos estranhos, mas nada que ela achasse muito serio. Até que ela é diagnosticada com TOC, transtorno obsessivo-compulsivo.  Junto com isso, ela conhece Beck, um menino que também tem TOC. Assim, cada um tenta aos poucos superar seus maus hábitos e conviver com o TOC. Bea fica cada vez mais confusa, no meio de uma amizade que esta passando por tempos difíceis e um amor estranho.

O livro é narrado na primeira pessoa, na visão de Bea. Isso ajudou muito, porque assim podemos “ver” como é a mente de uma pessoa com TOC, e percebemos o quão serio é. Algumas coisas que para nós é normal, para ela pode ser algo que a faça entrar em um serio ataque de pânico. Como dirigir ou ver algo pontudo e afiado, que segundo ela pode ser usado (por ela mesma, caso fique muito louca) para matar alguém.  Mas, acho que poderia ter pelo menos alguns capítulos do ponto de vista de Beck, porque achei a historia dele bem interessante, gostaria de saber mais. 

A leitura é bem descontraída, e focada mais em diálogos. A autora não conseguiu descrever muito bem os personagens, deixando de fora suas características, o que não me ajudou a imaginar eles. Gostei bastante da amizade dela com Lyshia, e a forma que mostrava como as pessoas alheias encaram e julgam o TOC.

Bea é uma menina cheia de personalidade. Com um gosto por moda e bastante auto-estima ela se torna um personagem bem diferente do que esperava. Eu imaginava que ela seria como os outros personagens com TOC. Pessoas mais fechadas e reservadas. Mas ela adora conversar, e se você deixar ela fala até de mais. Beck é mais reservado, e tem hábitos diferentes dos de Bea. Ele tem uma historia triste, que pode explicar as coisas sobre ele. Lysha é uma amiga bem legal, a única pessoa que Bea deixa fazer brincadeiras e falar abertamente sobre o TOC. Muitas coisas acontecem no meio da amizade delas, o que as deixa mais distantes uma da outra.

O final do livro é muito bem feito, terminando na hora exata.  Sem deixar o leitor irritado por faltar algo. Acho que o personagem Bea se desenvolveu bastante, indo de mal a pior e depois melhorando, aos poucos.  Não é um dos melhores livros que já li, mas é muito bom para passar o tempo, fora que achei a capa muito fofa!

Livro concedido pelo Grupo Editorial Record

                                                

Vitória Michel

21 comentários:

  1. A resenha e a ideia do livro me lembrou de Amy e Matthew e na realidade essa história acaba me encantando mais. Sou fã da editora, eles fazem muitos livros bons
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou super afim de ler esse livro a um tempo, fiquei feliz de saber que o livro se desenvolve bem e os personagens evoluem e mais feliz ainda de saber que o livro acaba na hora certa e sem deixar pontas soltas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa achei o enredo diferente de tudo o que já vi. me interessei, gostaria de entender um pouco mais sobre isso. Acho que tenho um pouco de TOC kkkk, mas nada com esse problema das facas afiadas kkkkk.

    Parece mesmo mais uma leitura lazer, mas agradável.

    Beijoss
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já li tantas resenhas do livro, tanto positivas quanto negativas, mas o fato é que eu tenho muita curiosidade para lê-lo.
    É uma pena que a autora não desenvolveu bem os personagens, mas ainda assim, quero ler.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de ler esse livro só para estar dentro da mente de uma pessoa com TOC. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Vi que muitas pessoas não gostaram tanto desse livro, mas vejo que vale a pena dar uma conferida e eu leria sim. Também achei a capa fofa e adorei saber sua opinião.
    Espero ler em breve.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Aaah como eu quero esse livro! A capa é mesmo muito fofa, haha' ♥ estou bastante ansiosa para conhecer os personagens e vê-los amadurecendo ao longo do livro, mas é uma pena que a autora não os tenha descrito bem :/ isso realmente estraga a leitura *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Só li resenhas negativas para essa obra :( Por isso peguei um medinho de ler.
    Achei a capa linda e a premissa maravilhosa, mas acho que a autora não soube trabalhar o tema, pelo menos foi o que me disseram. Também houveram alguns erros de continuidade :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Olha eu tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, pois além de ter desenvolvido muito bem, você se expressou de uma maneira muito boa me passando tudo que sentiu ao ler o livro. Eu até tive curiosidade em fazer a leitura, mas eu acho que não estou no momento sabe? Eu vou ler assim que possivel. Mas gostei bastante da trama e acho bacana esse tipo de livro para as pessoas que tem esse tipo de problema, pois pelo menos é uma iniciativa para ajuda-las a procurar ajuda e mostrar que isso pode não ser um PROBLEMA, mas sim uma solução que pode ser melhorado =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-os-adoraveis.html

    ResponderExcluir
  10. Eu abandonei sem dó esse livro, não me prendeu e achei bem chato.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia o livro, tão pouco imaginaria que ele poderia ser tão bom apenas pela capa.
    Tua resenha me deixou motivada e curiosa. A princípio o livro apresenta pontos altos que eu costumo buscar em uma leitura :D

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ler esse livro e tive a mesma impressão que você!
    Me apaixonei por Bea e acho que o livro terminou na hora certa.
    A capa é linda mesmo
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Não é a primeira vez que vejo que esse livro entrou para o "não é tão bom quanto achava, mas vale a pena conhecer". Apesar desse tom, acho que a história em si vai me cativar. Só espero não ver estereótipos sobre o TOC e, sim, algo mais fundamentado – odeio quando há um transtorno de comportamento e o autor não parece ter pesquisado para desenvolver seus personagens.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Eu não me interessei muito pela premissa, essa questão do TOC, acho que não sei, realmente não me cativou. Se me perguntasse hoje, diria que não leria.

    Beijo!
    Ana Luz - LT.

    ResponderExcluir
  15. Oi Vitória, sua linda, tudo bem
    Eu já vi alguns comentários não muito positivos sobre esse livro. Por hora ele não despertou meu interesse pela leitura. Mas acho o tema abordado pela autora muito importante, e você disse que a forma como ela narrou possibilitou o leitor a entender e sentir o que se passava com a personagem. Então, acho que mais para frente, quem sabe.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Confesso que o que realmente me chamou a atenção nesse livro foi a capa, achei muito amorzinho hahaha Ainda não li, mas pretendo fazer isso em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bem?

    Eu estou com muita vontade de lr esse livro! *O*

    Gosto muito de livros que falam sobre doenças, principalmente os que são sobre doenças da mente. Por isso, logo de cara coloquei esse livro na minha lista de desejados!

    Gostei do fato dele ser narrado pela personagem principal, isso é legal pra nos fazer entender mais o TOC.

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  18. Oiie
    Genteeee eu estou louca por esse livro.
    Adoro personagens que não são perfeitinhos e adorei conhecer um pouquinho mais sobre cada um.
    Eu amo livro focado em diálogos e acho que vou amar ler esse livro. Adorei sua resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante.
    Pode saber como é a mente de uma pessoa com esse transtorno é muito bom.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Esse livro parece ser tão fofo! Acredito que pelo fato de terem o mesmo transtorno um ajuda o outro a superar as dificuldades. Espero ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa história.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oie! Estou com esse livro aqui para ler já tem um tempinho. Gostei muito do tema abordado pela história, e quero saber um pouco mais. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda para fazer a leitura. Também gosto quando os autores abordam mais de uma visão, pena que não acontece nesse livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir