segunda-feira

3 dias para estudar por conta própria

Olá amados, tudo beleza? Como havia me explicado nesse post, estava sem passar por aqui a um bom tempo. Mas hoje, aqui estou! UHUUUL o/

E vim trazer para vocês 3 dicas para estudar por conta própria. Seja para concurso público, vestibular, uma prova muito importante na sua vida...

Espero que façam bom proveito! ^^

  • Estude em todo tempo livre que tiver:

Isso mesmo! Estude, estude e estude! Muuuuito! Pois como você está estudando em casa e por sua conta, fica muito mais fácil se distrair ou dar aqueeeeela preguiça né?! Por isso, crie horários para estudo e crie metas diárias.


Meu exemplo: Eu acordava todos os dias às 8h e estudava até as 10:30. Depois disso, tinha que me arrumar e ir pro serviço. Dentro do ônibus estudava mais um pouco, em torno de 20 minutos. Quando chegava, estudava das 19:30 até as 23h, 23:30 por aí. E sempre criava metas, “durante o dia irei estudar tal e tal conteúdo” e etc.

  • Procure cursos, vídeos e sites na internet:

Não ache que isso é bobagem. Pois cursos EAD para preparação são muito bons. E ainda por cima, muito baratos! Mas caso você não tenha essa grana, procure por vídeos aulas no youtube ou sites confiáveis sobre os conteúdos da sua prova. Existe muito material bom por aí, que vale a pena! Não deixe de pesquisar.

Meu exemplo: Os cursinhos para o concurso aqui na minha cidade, estavam com preços absurdos. Por isso optei por um site com curso EAD. O preço foi R$ 145,00 (beeeem em conta, visto dos presenciais) e era um curso muito bom! O site em que eu fiz, é esse aqui. O foco dele é concursos públicos do RS. Mas vale a pena dar uma conferida.

  • Faça exercícios de fixação:

Vai dizer, que às vezes, você lê e entende uma devida matéria. Mas nunca sabe como por em prática na hora do exercício? Pois é. Por isso procure na internet por exercícios do conteúdo estudado e faça (cuidado para eles terem gabarito). Existe muitos site pra esse propósito que são ótimos! Além de você poder pegar provas antigas, como de vestibulares ou concursos anteriores. Que já ajuda muito!

Meu exemplo: Além de ter pegado a ultima prova do concurso anterior, também a cada novo conteúdo estudado, fazia exercícios para fixar bem a matéria.

  • Dica extra:

Ao ver os conteúdos que caíram em sua prova, estude mais aqueles em que você não é bom. E digo isso por experiência própria! Todos os conteúdos são importantes, mas aquele que você mais tem dificuldade merece atenção maior.

É isso pessoal! Espero que tenham gostado e que usem as dicas que dei aqui. Comigo deu certo esse método! Espero que com vocês também.
Beijinhos e até mais! :*

Kamila Raupp

20 comentários:

  1. Olá, boa noite!

    Suas dicas são super valiosas, para mim que, quero fazer uma segunda faculdade e que, estou tentando o vestibular novamente, foi um bom estimulo, ainda que para você tenha sido voltado a concursos públicos. Parabéns pelo resultado que claramente alcançou com seus passo e também por compartilha-los.

    Beijos!
    Livros & Tal [livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Confesso que não consigo estudar sozinha, preciso ter um professor que me oriente para depois eu apenas fixar o conteúdo. Já tentei vários cursos online e nada adiantou para mim :/ admiro sua persistência.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Dicas para estudo sempre são bem-vindas. Acho que uma dica a mais que você poderia oferecer é, no momento do lazer, procurar assistir a filmes e ler livros que tragam ao menos um pouco do conteúdo estudado ou das habilidades que se está tentando desenvolver.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamila. Ótimas dicas! Concluí a faculdade ano passado, mas nunca deixamos de aprender, não é mesmo? A dica dos cursos e vídeos pela internet é super válida. Além de ser uma maneira diferente de aprender, é mais dinâmica e divertida. Ah, os exercícios também são super importantes. Adorei o post. Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, principalmente pra aqueles que ainda estão no ensino médio. Particularmente, meu maior problema era a fixação a longo prazo. Acho que a chave é sair do comodismo e passar a tentar fazer todo tipo exercicio, mesmo que nao saiba ainda!

    ResponderExcluir
  6. Oi. Interessante, não costumo fazer cursos, gosto de especializações, mestrado etc, mas estou constantemente estudando. Geralmente, faço cursos que não estão ligados a minha formação e que sei que não cairia numa prova de concurso para minha área, como o curso de fitoterapia.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!

    Dicas super bem vindas, decidi me aventurar no ENEM esse ano e vou colocar em prática suas dicas. Vamos ver se consigo. kkkk
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Já tentei escolher um horário para estudar, mas acabou não dando muito certo *-* Como os vestibulares estão cada vez mais próximos (faço ENEM no próximo ano), vou dar um jeito de deixar a preguiça de lado. Anotei as dicas :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Heey!
    Adorei suas dicas, com certeza vou utilizá-las na minha vida escolar ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  10. Dicas para estudo são sempre bem vindas, pois ajudam bastante.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila, sua linda, tudo bem
    Você deu uma excelente dica de estudo: os cursos on line. Você estuda no horário que tiver disponível, não perde tempo com deslocamento, economiza nos gastos com passagem e alimentação que no fim também fazem diferença. E adorei você ter estabelecido uma meta.
    Adorei sua postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita dificuldade para estudar em casa. Qualquer coisa me distrai, principalmente a internet e os livros. Tenho penado bastante nesses últimos dias por causa disso. Mas estou tentando melhorar e tentei fixar um horário para estudos também. Espero que dê certo! E adorei as dicas, são super úteis.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  13. Ola Kamila ótimas dicas, e adorei seu esforço e empenho nos estudos, as dicas de estudar sempre nos horários livres são ótima, estamos sempre com a memória centrada na matéria . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olha tenho que confessar que gostei bastante das suas dicas, porque como minha amiga em cima disse, é sempre bom, principalmente para ajudar alguns jovens que tem uma certa dificuldade assim como eu tive no meu tempo de escola e faculdade. Eu vivia com sono e com preguiça pra ser sincera e no fim sempre colava nas provas =x Quem nunca fez isso né? Bem, não é algo que aconselho, até porque é bom você saber o que aprendeu e isso é algo valioso que levamos para o resto de nossas vidas, por isso acho bacana sua dica em ajudar e colocar um metódo, até porque quando as pessoas conseguem se programar, dá certo, mas tem que ter muita força de vontade. Pelo menos tirar uma hora para estudar todo dia sabe? Cada matéria. Seilá...Acho que assim poderia dar uma resumida em tudo que viu.

    Meus pais são professores e eles sempre me diziam para estudar tudo que vi no dia de aula. Para que eu fosse estudando antes para não precisar ficar preocupada depois, mas vc acha que seguia os conselhos deles? NÃO. Mas aconselho para que os outros que estão em escola e faculdade faça isso. VIU UMA AULA HOJE...Pega toda matéria que foi dada...revisa...faz exercicios. BELEZA. E assim por diante. Ai no dia da prova quando tiver que estudar tu ja sabe e só dar uma revisada por cima. Uma coisa que eu poderia ter feito e não fiz. Muitas das coisas a gente se arrepende depois, mas confesso que até hj sou preguiçosa viu!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista.html

    ResponderExcluir
  15. Muito boas dicas sim! Já não estudo, mas quando estudava tinha dificuldade em conseguir assimilar tudo.

    http://menteliteraria.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  16. Eu não tenho tantas dificuldades pra estudar só desde que descobri a fórmula mágica que funciona comigo: sites de concursos! A maioria dá a resposta certa na hora e ainda tem os comentários de gente que entende do assunto e explica direitinho porque aquela alternativa é correta. Comigo dá super certo!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Gostei das dicas e fico feliz de seguir todas as três quase sempre.
    Abraços,
    Matheus
    http://apocalipseliterario.wix.com/apocalipseliterario

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas, estou nesse clima de estudos agora e com certeza vou adotar as dicar que você deu. :D

    Bjuuu!

    ResponderExcluir
  19. Olá Kamila!
    Achei as sua dicas maravilhosas.
    Temos que ter foco em tudo que vamos fazer, e ser tivermos disciplina a gente consegue.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olha eu achei muito legal suas dicas de estudos
    Espero que ajude muitos adolescentes, principalmente por conta do vestibular.
    parabéns =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir