segunda-feira

Livro X Filme - Divergente

A Postagem a seguir pode conter spoilers do filme e livro “Divergente”

Com a estréia de Divergente nos canais Telecine, não poderíamos mais adiar a postagem aqui no Livro x Filme. Então confiram abaixo a nossa opinião sobre a adaptação.

Logo de inicio o filme nos apresenta as facções e ao tipo de sistema em que o mundo vive. Assim como no livro, a explicação que aparece, é muito boa. O cenário do filme é muito, muito bem feito. Nos agradou muito e foi bem fiel ao livro.

Mas algumas coisas, não foram tão bem feitas assim. Quando começamos a conhecer os personagens que fazem parte da Audácia, ficamos um pouco chocados em como eles são rudes. Ok, concordamos que eles não são bonzinhos no livro. Mas também não é pra tanto.

Os personagens secundários simplesmente NÃO EXISTEM no filme. Mal é mencionado o nome de cada um e o laço que Tris cria com ele, ficou totalmente esquecida. Parecia que todo mundo era figurante naquele filme. E aí nos questionamos, como vai ser encaixados os personagens e a sua importância nos outros filme da saga???

No livro o Al, é um personagem secundário mas tem sua importância. Já no filme, ele não é valorizado e aparece em poucas cenas. Ficamos ansiosos para ver como a morte dele ia ficar no filme, assim como sua relação com Tris. Mas sua morte no filme, ficou suuuuuper sem graça. Não mostrando o real motivo de seu suicídio.


O romance entre Tris e Quatro não ficou tão bom quanto esperávamos. No livro o romance é algo meio proibido e fofinho, já no filme passou corrido demais. A cena deles na roda gigante não foi igual ao livro, mas mesmo assim, gostamos bastante. Já na cena dos medos de Quatro, foi (uma bosta) totalmente diferente. Pois modificaram o sentido dela. No filme Quatro mostra seus medos para que ela saiba como uma pessoa da Audácia pensa e para ajuda - lá a passar no teste. Já no livro é uma forma de demonstrar que ele gosta dela e que Tris pode confiar nele.

Para fechar o filme com chave de ouro, além de Jeanine aparecer sempre (sempre, sempre, sempre e sempre) no filme e ficar obvio que ela estava por trás de algo. Temos também o fato de TODO MUNDO saber o que é um divergente e até comentarem “estão caçando divergentes direto agora” (wtf???), tem também (sim, ainda tem mais) o fato de Tris e Quatro saírem como “espiões” e descobrirem que exista alguma tramóia entre a Audácia e Erudição. Não bastando isso tudo (que convenhamos são spoilers) o final é totalmente SEM NOÇÃAAAAAAO!

No filme, além de ter vários figurantes em uma cena que deveria ter apenas Tris e Quatro, novamente Jeanine esta lá (que novidade!). Aí fica aquele bando de gente olhando, vendo os dois quase se matando (pra que? Hein, pra que?). Jeanine ocupava o papel de quatro controlando as simulações (oi?) e depois de rolar aquela fight toda entre ela e Tris. Jeanine sai bem de boa da sala e seus mais de 20 guardas. E ninguém pensa em tentar parar Tris e Quatro. Sem falar que os dois NÃO FICAM com o disco do programa que controla as pessoas.

Ou seja, MUUUUITAS mudanças desnecessárias, e que ocultaram fatos importantes para Insurgente. E mais uma vez, ficamos nos questionando como isso tudo vai ficar depois.
Nos sabemos que adaptações nem sempre ficam igual ao livro, mas Divergente nos decepcionou.
Livro (10, oooops!) 1 x 0 Filme


- Amanda, Kamila e Vitória

Kamila Raupp

31 comentários:

  1. Oi Meninas!
    Ahhh, que pena que vocês não curtiram o filme. Eu achei bem razoavel para uma primeira adaptação. Depois de Instrumentos, uma adaptação que siga pelo menos a linha da historia pra mim já é vantagem. Mas nada muito surpreendente sabe, tipo JG ou ACEDE.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David!
      Pois é, não nos agradou muito :/ Nós achamos que faltou muitas coisas e também modificaram outras.
      Beijos

      Excluir
  2. Oiie gente, confesso que o filme mesmo sendo infiel em algumas partes, me deixou bastante satisfeito. Acho que muita gente reclama da infidelidade, mas é impossível fazer u filme 100% igual ao livro.
    Estou ansioso por Insurgente, mesmo não tendo gostado do livro!

    Bjs
    Dudu
    http://portalnerdss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis!
      Eu gostei muito da série e vendo o filme não gostei muito. Já vi o trailer de insurgente e não gostei porque já vi que mudaram algumas coisas.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá meninas, tudo bem?

    Ok, confesso que nunca li/assisti Divergente, e nem sinto vontade. Mas li o post e pude perceber que, como em 90% das adaptações livro - filme, essa foi mais uma que deixou a desejar. Entendo que é difícil passar tuuuuuuudo do livro para o filme, mas não é a primeira vez que algumas coisas ficam tão mal explicadas que a história começa a não fazer sentido! Custa eles serem mais fiéis, né? Masss, como não li, pra mim é uma história nova que vocês contaram haahhaha!

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Deveria ler!
      Sim, acho que não custa nada eles fazerem os filmes mais fiéis aos livros.
      Beijos

      Excluir
  4. Oie

    Olha não posso dar muito minha opinião, pois não li e nem vi o filme ainda. Espero mesmo dar uma chance para eles, mas só mais adiante
    Pena que você saiu decepcionada e espero me surpreender e gostar um pouco mais da trama que vc

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Espero que leia e goste da série!
      Fiquei um pouco decepcionada por mudaram as coisas, acho que não custa nada fazerem o filme mais fiel ao livro.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Flor! Tudo bom?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro e então consequentemente não assisti ao filme, pois não gosto, prefiro ler primeiro. Já li muitas opiniões, mas é o que eu esperava, alguns gostaram outros nem tanto. Quando a oportunidade aparecer, vou comprar meu exemplar para finalmente assistir e saber o que achar.
    Fiquei triste ao constatar que você também não gostou, infelizmente, adaptações não são para todos!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Espero que leia e goste!
      Pois é, não foi muito boa a adaptação espero que melhore no próximo livro.
      Beijos

      Excluir
  6. Quero muito ler o livro antes de ver o filme.
    Me falaram já que é muito bom.
    Mas o livro não meu gênero.
    Gosto mesmo daqueles romances bem melosos rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Que pena que não é o seu gênero! Pra mim é o melhor livro de distopia!
      Beijos

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu gostei tanto do livro quanto do filme, mas é como você disse, no filme o romance passou meio rápido, mas mesmo assim eu adorei :) e espero que eles não ferrem com o Insurgente.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana! Tudo e você?
      Também espero que não ferrem o filme mesmo deixando algumas coisas importantes do primeiro para o segundo.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Kamila, realmente é um problema adaptação de livro para filme.. Eu sinceramente não consigo me lembrar de algum que agradou os fãs.. Eu fiz recentemente uma postagem sobre o "A mulher do viajante no tempo" pq é um livro com uma carga emocional mto grande, aí resolvi assistir o filme. Nunca me senti tão ultrajada kkkk se o diretor do filme estive na minha frente acho que eu esganava ele...
    Divergente eu nunca li, nem assisti, mas sinceramente nem tenho vontade.. Já me indicaram e tal..
    Quem sabe um dia =]

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamella!
      Espero que leia um dia e goste!
      Realmente não existe muitas adaptações boas mas algumas se salvam.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Meninas, tudo bem?
    Nossa, não sabia de nada disso. Eu não li a trilogia, então, quando assisti ao filme acreditei no que eles contaram. E achei o romance deles super fofo. Eu ficava suspirando quando ele a olhava, quando a protegia, quando a ajudava. Não achei rápido para a linguagem do cinema, e sai do filme apaixonada por essa história. Sabendo agora que o livro é muito melhor, então, preciso dele para ontem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila! Tudo e você?
      O livro é muito melhor!! Pra mim é o melhor de distopia!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Kamila,
    Confesso que não li o texto todo pq ainda não assisti o filme e nem li o livro, só o li o finalzinho e vi que sua avaliação não foge do normal rs. Os livros são sempre melhores que o filme e eu sempre acabo me decepcionando, e estou lutando para resistir ao Telecine e os outros canais que não param de passar esse filme.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    www.coracaoleitor.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica!
      espero que leia o livro e goste bastante!
      Realmente não para de passar nos telecine esse filme!
      Beijos

      Excluir
  11. Oie
    Por enquanto só assisti ao filme de Divergente e gostei bastante... Acho que quando eu ler vou acabar achando vários defeitos, como aconteceu com vocês, mas por enquanto o filme serviu para me deixar curiosa e me fazer querer ler a trilogia...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evelise!
      Espero que goste do livro tanto quanto gostou do filme!
      Achei muitos defeitos depois que li o livro e vi o filme.
      Beijos

      Excluir
  12. Não li o livro e nem assisti ao filme, não é uma história que me chama a atenção para querer parar pra ler ou assistir ao filme.

    Mas que pena que o filme não foi nada do que esperou, é tão ruim quando um filme não faz jus ao livro.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simeia!
      Espero que um dia pare para ler essa triologia!
      É uma pena mesmo não ter me agradado mas espero que o próximo seja bem melhor.
      Beijos

      Excluir
  13. Amanda as adaptações são sempre uma questão a parte, ok sabemos que o livro não será completo na adaptação, mas os pontos importantes não devem ser mudados e sim mostrados na integra , Uma pena mudarem algumas coisas. Ainda não li o livro. Lerei em breve . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que goste do livros!
      Mudaram algumas coisas que serão importantes para o próximo volume.
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Kamila, tudo bem?
    Achei o filme bem interessante e gostei muito, assisti três vezes no cinema, porém ainda não li o livro e não posso critica-lo. Quero muito que chegue abril para que eu poça ver Insurgente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo! Tudo e você?
      Espero que leia um dia o livro!
      Estou um pouco preocupada com Insurgente pois mudaram algumas coisas que são importantes para ele.
      Beijos

      Excluir
  15. Oiee ^^
    O romance dos dois deixou mesmo a desejar no filme, assim como tantas outras coisas...kkk' achei que o filme ficou fraco demais, mas ainda assim quero muito ver Insurgente *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh!
      Quero muito ver Insurgente também só fiquei um pouco preocupada pois deixaram de mencionar algumas coisas e mudaram outras.
      Beijos

      Excluir
  16. Olá!
    Eu não li o livro e não tem como comparar qual é o melhor. Na maioria das vezes o livro é melhor por que a história é mais completa. Só discordo com você sobre a more do AI, por mais que não tenha sido explicado o motivo da sua morte, dá pra saber qual foi. Fica a mensagem subentendida e mesmo eu sem ver o filme sobe por que ele se suicidou. Eu gostei do filme. Achei os atores ótimos e estou ansiosa para o lançamento de Insurgente.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir