quinta-feira

Resenha: Se Eu Ficar – Gayle Forman

Se Eu FicarEditora: Novo Conceito

Ano: 2014
Páginas: 224
ISBN: 978-85-8163-541-5
Classificação: 5/5
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 



O livro conta a história de Mia, uma garota nerd e quieta, que nutre uma grande paixão: tocar violoncelo. Mia vive com seus pais e seu irmão mais novo. Mia também tem um grande amor, seu namorado Adam. Em certa manhã, Mia sai a um passeio com sua família. Quando algo inesperado acontece, um acidente de carro. Deixando Mia em meio a uma grande decisão, que pode mudar para sempre sua vida.

O livro por mais que tenha um número considerável de páginas, ele é bem pequeno. Pois o mesmo tem entrevistas e o primeiro capitulo de sua continuação, no fim. Deixando assim a sua história em 196 páginas. A trama se desenrola dentro de 24 horas, mostrando a situação atual de Mia e suas lembranças de vida com sua família, amigos e demais acontecimentos marcantes. Sendo assim, o mesmo flui e sua leitura se torna rápida.

Pra mim, a cena do acidente foi muito bem construída pela autora, pois conseguia visualizar  exatamente cada coisa, os sentimentos da personagem. Ver o corpo de seus pais (consegui imaginar isso muito bem) e refletir sobre a cena, de ver o seu próprio corpo lá.

Pode ser, que de inicio você fique a se questionar, qual é todo o sentido do livro. Pois ele não é um daqueles romances melosos e que te deixa suspirando por aí, e muito menos um livro de fantasia, com grandes cenas de ação e mistério. Mas há um "quê" na trama, que faz com que o leitor continue e continue sua leitura. E logo o mesmo se surpreende com o tamanho da complexidade que há por detrás de tudo. O quanto é possível refletir sobre o valor de damos a nossos amigos e família, o quanto de valor damos a nossa vida. E é impossível não se emocionar e sentir cada sentimento que a personagem Mia sente. Confesso que quando chegou ao final, não pude conter as lágrimas.


Me surpreendi bastante, quando descobri que o livro tem uma continuação. Mas a história termina no meio de um grande “bum”, deixando assim o leitor intrigado quanto a decisão tomada. Por isso, estou bem ansiosa por “Para Onde Ela Foi” e claro, pela adaptação desse livro nas telonas. 

Kamila Raupp

16 comentários:

  1. Esse livro, os feels são muitos <3 mas vou acabar não vendo o filme, na minha cidade só veio dublado e não vou pagar pra ver dublado!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Como vai?
    Já li algumas resenhas deste livro...parece que o final é meio controverso e tal.
    Gostei da sua resenha :)

    Beijos e tenha uma excelente semana
    Se cuida

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamila!!
    Esse livro parece muito bom! *-* Desde o lançamento me encantei pela capa, e achei a sinopse muito interessante... e o fato de que vai ter adaptação é melhor ainda! *-* Pretendo lê-lo em breve, pra saber como é a história de Mia!
    Bjus,
    Paty Algayer - http://patyalgayer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, com a sua resenha fiquei com muita vontade de ler o livro! Também não sabia que terá continuação até ler o post! Beijo :)

    ResponderExcluir
  5. Ta de brincadeira ne? Esse livro não pode ter continuação, não, não, não!
    Eu tô fugindo de livros em série e comprei esse, pois vi todo mundo falando super bem dele, mas ninguém tinha me dito que tinha mais...Sacanagem :(

    Vou alí sofrer no meu cantinho hehehehe

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor!
    Adorei sua resenha! Estou ansiosa para ler este livro e, confesso, ainda não pude porque estou com a corda no pescoço e atolada de outras responsabilidades... Mas saber que ao lê-lo encontrarei uma história emocionante e complexa me deixa feliz. Não é apenas um romance meloso? Já me ganhou! Haha. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Tem resenha deste livro em quase todos os blogs literários. Acho que fui o único que não me interessei. Apesar do livro não me chamar a atenção gostei muito da sua resenha e da sua emoção ao descrever o livro. Vou aguardar as resenhas da continuação e se as opiniões forem positivas eu leio os dois de uma vez.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi kamila, tudo bem?
    Você acredita que eu queria tanto esse livro, mas tanto, que eu ganhei ele em um sorteio??? As folhas são lindas, tem desenhos, eu amei!!!! Não vejo a hora de ler, pura falta de tempo mesmo.
    E acredita que não pude ver o filme ainda??? Tem várias pessoas falando que o filme emociona mais do que o livro. Eu quero os dois!!!!
    Sua resenha me lembrou porque eu queria tanto conhecer essa história, ficou ótima
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não tem como negar que o livro é lindo! Eu li e adorei, não chorei, mas fiquei comovida pela história, apenas não me senti atraida para ver o filme, achei estranho o ator que interpretou o Adam, ele não conseguiu me convencer, fora alguns pontos no filme que pelo que vi não me deixou com aquela vontade, diferente do livro que eu estava louca para ler, rs.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Eu estou esperando passar essa vaibe de leituras desse livro para poder comprá-lo.....mas pela premissa e pelas resenhas positivas,eu estou bem curiosa.
    Parabéns pela sua resenha.


    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Kamila,
    Gostei de sua resenha... eu já tenho o livro e com certeza vou ler, depois de minha filha. e com certeza lerei a continuação também. o filme eu ainda não assisti.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ola Kamila eu adorei esse livro pelo transbordar de emoções de Mia , de seus flash back com momentos simples ao lado de sua família, senti cada emoção do livro adorei a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Já vi tantas opiniões e confesso que a sua me ddeixou com vontade de ler o livro. Espero gostar e me surpreender como você

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Kamila, tudo bem?

    Comprei o livro na Bienal de SP e paguei exatos 25 reais nele. Sinceramente? Foi o pior dinheiro empregado hahaha. Estou lendo Mar da Tranquilidade (espero que o título seja esse mesmo), e ele tá dando de 10 a zero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Flor! Eu amei esse livro, mas não me conformo com o fim ainda! Preciso do segundo, era daqueles que eu queria ter lido seguido! Sabe?! Parabéns pela resenha! Foi mesmo surpreendente e me arrancou lágrimas em várias partes! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Acredita que eu ainda não li esse livro,fiquei bem ansiosa com toda a publicidade,mas acabei deixando ele para depois,mas pela sua resenha imagino que vou amar,mesmo sem muito romance o livro parece ser profundo,daqueles que nos emocionam e nos fazem refletir.

    Linda resenha.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir