quarta-feira

Livros x filme: A Culpa é das Estrelas

Livros X filme, tem o intuito de fazer uma breve resenha de comparação entre a adaptação para o cinema e o seu livro de origem/inspiração.


O livro x filme de hoje, vai falar sobre o queridinho do momento, A Culpa é das Estrelas. Eu li o livro, antes dele ser essa febre que é hoje, e podem me culpar pois eu ainda não fiz a resenha dele aqui. Mas eu gostei muito do livro, da mensagem que ele passa, do toque dramático. Mas confesso, não derramei uma lágrima. E sim eu adorei o livro.

Então, quando o tão esperado, aclamado filme chegou no cinema, eu tive que ir conferir e saber se ele seria tão bom quanto o livro. E eu fiquei realmente muito, muito satisfeita. Pois o filme foi super fiel ao livro.


Claro, é uma adaptação e algumas coisas foram tiradas, ou mudadas, mas nada que tenha influenciado no resultado final.  Vou citar duas coisas que eu pude notar a diferença entre ambos, e que talvez para alguns não tenha sido legal ver daquela forma. No livro, Gus tem uma namorado, Caroline Mathers. Ela teve câncer e sua história foi bem comovente ao leitor e para Hazel que faz uma verdadeira stalkeada na vida dela, e no livro ela não aparece, não é mencionada, simplesmente não existe. Uma pena, mas nada que mude ou seja muito importante para a trama. E no final, que no livro a Hazel fica sabendo de uma suposta carta de Gus a ela, ou a continuação do livro “Uma Aflição Imperial” e corre até a casa dele para vasculhar, até que acha a mesma. Já no filme, Hazel recebe esta carta de Peter Van Houten, que vai ao funeral somente para isso. Coisa simples, e que também não altera em nada.


Mas no resto o filme é muito parecido, as cenas do grupo de apoio, as cenas de Gus, Hazel e Isaac juntos, a viajem até Amsterdã...

Uma cena que me deixou muito satisfeita, foi a briga com Peter, que pra mim foi demaaais! Ficou muito parecido com o livro, até as falas! Sério, amei! Outra coisa que foi muito importante, foi as cenas em que ela conta a sua história com o câncer e vai aparecendo ela desde nova e toda sua evolução. Aquilo foi muito bem feito e foi muito emocionante pra mim. Quando li o livro, não consegui imaginar com tanta clareza assim. Outra coisa, foi o “pré funeral”  que Gus arruma. Foi perfeito! Lindo, emocionante e exatamente como eu imaginei.

Ao contrário do livro, eu chorei demais no filme. Demais mesmo. E pode ser estranho, pois eu já sabia de toda a história e tudo que ia acontecer, mas me emocionou muito. Saí do cinema, achando que minha vida não teria mais sentido sabe hahahah E é a primeira vez que vou falar isso aqui, o filme é melhor que o livro. Não que o livro seja ruim, longe disso. Os dois são magníficos e o filme foi muito fiel ao livro, sim! Mas pra mim o filme funcionou melhor, e como é uma comparação...

Ah, e não posso deixar de comentar, a escolha do elenco foi demais. Acho que cada ator se encaixou muito bem dentro do seu personagem, principalmente Shailene Woodley e Ansel Elgort, parece que nasceram para esse papel!



Livro 0 x 1 filme

Kamila Raupp

5 comentários:

  1. Adorei o livro e o filme! mas eu também gostei mais do filme! não sei pq mas me chamou mais a atenção e o ator que interpretou Augustos, vou ser bem direta, ele é perfeito para o papel! muito perfeito! acho que todos os atores se encaixaram muito bem nos papeis!
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Os atores ficaram perfeitos para os personagens!

      Excluir
  2. eu prefiro o livro! mas o filme é bom tbm

    ResponderExcluir
  3. to bem curiosa, li o livro e me surpreendi!
    espero que o filme me emocione e que eu saia satisfeita
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sei como é o livro mas o filme achei muito lindo! ótima historia, emocionante mesmo!

    ResponderExcluir