segunda-feira

3 dicas para quem "detesta" ler

Hoje no trabalho, uma colega de serviço veio ate mim e disse, que ela e o marido não conseguem ler (ou detestam, como alguns preferem!). Acham chato, e acabam se enrolando mais de 6 meses na mesma página de um livro. E como, não é a primeira vez, que veem até mim com essa mesma questão, eu resolvi trazer 3 dicas para quem quer largar de vez esse "mal".

Dica 1: Busque ler livros do gênero que você gosta. 

Isso mesmo, você! Não adianta de nada pegar aquele livro empresta do seu amigo, que ele diz ser demais, sobre um assunto que você não gosta. Caso seja difícil para você, pensar em um gênero, faça o seguinte: Busque genero de coisas que você gosta, como por exemplo, um filme, um seriado, uma rotina do dia - a - dia, até mesmo uma novela. Gêneros literários, é o que mais há por aí. Você conseguirá ler livros de ação, ficção, terror, suspense, romance, religioso, fantasia, aventura, infantil... ih, são tantos!

Dica 2: Mantenha uma rotina. Busque organizar um tempo, ou horário para ler. 
 Faça uma meta. Por exemplo, "vou ler 10 páginas por dia" ou "vou ler 1 capítulo por dia". Eu aconselho, a ler por capítulos. Existem livro que tem capítulos bem curtos, e quando você começar a pegar gosto pela leitura, ela fluirá melhor. E seja perseverante! Mantenha um foco e disciplina. Mesmo que você demore meses lendo o livro. Não deixe de ler, pelo menos um pouco no seu dia.

Dica 3: Comece com livros pequenos. 
Se você não é acostumado a ler, de nada adianta iniciar lendo um livro de 500 páginas. Busque livro menores, com no máximo 100, 150 folhas. Pois assim, a leitura não irá se tornar tão maçante.



E lembre-se sempre: Existem sim livro ruins por aí! Eu acredito, que quem não goste de ler, é porque não deu chance ao livro certo. Você se enrolou demais num mesmo livro, ou não sente interesse por ele? Deixa de lado e parte para outro! E tenho certeza, que no momento certo, a magia da leitura irá te fascinar. 



Até mais!
Beijinhos!

Kamila Raupp

7 comentários:

  1. Ahhh nós bookaholic escutamos muito isso mesmo! Tens razão, mas acho que as vezes é um pouco de preguiça desse povo! Porque ficar na frente do computado no facebook eles podem kkkkk.

    Brincadeiras a parte eu acho muito boas as dicas pois é bem assim mesmo, não adianta pegar um livro enorme para ler, ou algo que você não gosta. Tem que ir com calma.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu não me imagino sem ler Rsr Mas ótimas as dicas.
    Bjs
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fazer da leitura um hábito é a parte mais importante. A rotina nos guia! :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Dicas muito boas, Kamila, acho que nem todo mundo nasceu pra ser um leitor viciado, mas fazendo um esforço é possível pra qualquer um encontrar um gênero que goste e usufruir dessa prazer.

    ResponderExcluir
  5. Achei as dicas muito válidas. Vou aplicar com o pessoal daqui de casa, que tem um receio enorme à leitura. Pra mim, a mais eficiente é a número 3, quando você empolga já tá lendo livros enormes!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Conheço várias pessoas que dizem que não gostam de ler, que quando começam logo se cansam e outras coisas.
    Eu também não era tão fã, até o dia que eu li um livro que me prendeu e era uma série, então depois do primeiro li o segundo e o terceiro e não parei mais de ler. Então acho super válida a dica de ler o que te interessa, depois de um tempo você já vai estar em outros gêneros também e assim por diante.
    Bjo

    ResponderExcluir