sexta-feira

Livro X filme: Para Sempre

Estreia de coluna nova no VDL \o/

Livros X filme, tem o intuito de fazer uma breve resenha de comparação entre a adaptação para o cinema e o seu livro de origem/inspiração.

E começando nada mais, nada menos, que o famoso Para Sempre (livro e filme, ambos com o mesmo título).


Sinopse do livro:  A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Sinopse do filme: Paige e Leo (Rachel McAdams e Channing Tatum) formam um feliz casal recém-casado cujas vidas são transformadas por um acidente de carro que deixa Paige em coma. Ao acordar com uma perda de memória severa, Paige não se lembra de Leo, mas apenas da confusa relação com seus pais (Sam Neil e Jessica Lange) e do ex-noivo (Scott Speedman) por quem ela talvez ainda sinta algo. Apesar destas complicações, Leo luta para conquistar seu coração novamente e reconstruir seu casamento.



Não, não foi somente o nome dos personagens que foi mudado do livro para o filme. Eu me surpreendi muito quando comecei a assistir ao filme, pois tudo era diferente da história contada no livro. A forma como o casal se conhece, a forma como eles casam, o relacionamento de Paige/Krickitt com os pais, as profissões deles, como o acidente aconteceu...

Eu primeiro li o livro e depois de um tempo resolvi assistir ao filme. O livro em si, já me decepcionou bastante, pois a história do casal é linda, mas Kim não consegue expressar de forma que prenda o leitor. Ele não conseguia tornar a história envolvente, mas ok, em algumas palavras e como a história era contada, nós leitores, conseguíamos sentir e imaginar como era a situação em que o casal vivia.

Mas para a minha grande decepção foi quando comecei a assistir ao filme. Primeiro, logo quando mostraram a forma como eles se conhecem eu já fiquei meio com “a pulga atrás da orelha”, mas beleza, era o inicio vai que muda-se depois né?! Mas para meu desespero completo absolutamente nada é como no livro. Até o acidente é diferente!

Uma coisa que me revoltou muito, foi o fato de no filme o Leo/Kim nem conhecia os pais de Paige/Krickitt. E a doida da mulher acorda, não reconhece ele, somente seus pais (que ele nem conhecia) e vai morar com ele mesmo assim!! WTF?!

Ok, tudo bem que é uma adaptação, uma inspiração no livro e nem sempre é tudo igual. Mas poxa, custava pelo menos manter uma linha de acordo com o livro!? A única coisa que é parecido, é o fato de eles terem se casado recentemente e sofrerem o acidente que ocasiona a perda de memória dela.

Existem muitos outro pontos revoltantes, como as cenas de reabilitação dela e as cenas em que ela se encontra em coma no hospital. Que eu pensei que iram ser muito bem adaptadas para o filme, que nada...

Enfim, o filme é bom. Sim, eu não sou doida (hahahaha), se você apenas assisti ele, sem ter conhecimento do livro. Ele é um excelente filme, com bastante romance e uma história fofinha. Mas em méritos de adaptação para as telonas, ih! Deixou muito a desejar.


Placar final: livro 1 x 0 filme

Kamila Raupp

4 comentários:

  1. Para Sempre foi sem dúvidas meu primeiro livro favorito, e quando fui assistir ao filme, estava na maior expectativa. Não suportei o filme tive vontade de chorar de tão ruim que ficou. Nossa, acabaram com a história, fiquei super chateada. Como sempre, o livro é melhor.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda nao li o livro, mas vi o filme e adorei, chorei muito em algumas partes, rs.
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não vi o filme justamente por conta disso, como vários falaram que não gostaram da adaptação, acabei não vendo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. O filme não chega nem perto do livro.
    Kim não é realmente um autor, por isto não julgo como ele escreveu a história.
    São histórias totalmente diferentes com um tema igual.

    ResponderExcluir