domingo

Resenhas da Pâm: Os Lusíadas


Os Lusíadas
Autor: Luiz Vaz de Camões
Adaptação: Rubem Braga
Editora: Scipione
Nota: 5/5

Sinopse: Vasco da Gama e sua frota partem de Lisboa em busca do caminho marítimo para as Índias. Júpiter determina que todos os deuses do Olimpo auxiliem a esquadra portuguesa, mas Baco, receoso de que esse triunfo obscureça seus feitos no Oriente, intervém contra os navegantes. Depois de aportar em vários lugares e enfrentar muitos perigos, a esquadra portuguesa inicia sua viagem de volta a Portugal. Mas os navegantes ainda enfrentarão muitas dificuldades até chegarem ao destino final. Esta edição traz encarte pedagógico reformulado e novas ilustrações.

Adaptado por Rubem Braga, a clássica obra portuguesa não perde sua essência em momento algum. Todas as passagens feitas por Vasco da Gama e sua gama de navegadores desbravadores são citadas, apenas com a vantagem de serem escritas com linguagem mais clara e simples, pois visa o público Infanto-Juvenil. É excelente para iniciar o jovem à leitura de grandes clássicos universais.


Sobre o autor: Nasceu na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no estado do Espírito Santo. Estudou Direito na Faculdade Nacional, Rio de Janeiro. Durante a época de estudante, assina crônicas diárias no Diário da Tarde, dando início à carreira de jornalista. Seu primeiro livro é publicado em 1936: O conde e o passarinho. Rubem Braga morreu em 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro. É considerado o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis. Calcula-se em mais de 15 mil o número de crônicas concebidas por ele. Entre muitas outras- 100 crônicas escolhidas; Ai de ti, Copacabana; Crônicas do Espírito Santo; A casa dos Braga.

Pamela Moreno Santiago

0 comentários:

Postar um comentário